Campo Mourão – Fórum de Desenvolvimento avaliou indicadores de gestão

12 de dezembro de 2013 11:15

unnamed

Representantes de mais de duas dezenas de entidades participaram na noite desta quarta-feira (11/12), no auditório do Sebrae, da reunião do Fórum de Desenvolvimento de Campo Mourão para a apresentação de Indicadores de Gestão do Município. Trata-se de um trabalho liderado pelo Observatório Social do Brasil que reúne indicadores oficiais de cerca de 70 cidades brasileiras que contavam com a entidade no início deste ano.

A ação é coordenada pelo economista Adriano Strassburger, que veio de Lajeado (Rio Grande do Sul) para participar do encontro em Campo Mourão. Mais de 100 indicadores anuais relacionados às gestões dos municípios, a partir de 2005, fazem parte do banco de informações catalogadas, que podem ser pesquisadas pela série histórica ou através de comparativo com outros municípios.

Na reunião foram apresentadas inicialmente, informações relacionadas a comportamento das receitas do Município de Campo Mourão, com a evolução “per capita” do IPTU, ISS, IPVA, FPM , Receita Tributária Própria, ICMS, entre outras. Na sequência foram expostas informações a respeito do comportamento das despesas do Município, abrangendo as aplicações em saúde, educação, infraestrutura, cultura, agricultura, indústria, etc. Também foram apresentados dados relativos aos gastos com pessoal pelo Município, ano a ano, bem com o comportamento no que diz respeito a investimentos.

Nesta quinta-feira, o economista Adriano Strassburger deverá manter contato com as instituições de ensino superior instaladas em Campo Mourão e com lideranças locais. Strassburger foi professor universitário de 1978 a 2004 (lecionou em diversas universidades do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina). Também foi o criador do Banco de Dados Regionais da UNIVATES (Universidade de Lajeado) e do Banco de Dados de Lajeado, que é ligado a Prefeitura do Município. Como palestrante, participou de inúmeros congressos nacionais e internacionais. Em 2012, por exemplo, proferiu palestra no I Congresso Latino-Americano de Ecologia Urbana, onde discutiu “A (in)sustentabilidade das políticas públicas de curto prazo”, especialmente municipais.

Atualmente ele é secretário executivo do Observatório Social de Lajeado e coordenador do Grupo de Trabalho do Observatório Social do Brasil (OSB), que atua na criação e implementação dos Indicadores de Gestão Pública.

Oficinas

Está definido que o próximo passo do Fórum de Desenvolvimento de Campo Mourão será a realização de oficinas de planejamento visando à construção de uma visão de futuro para o Município.

unnamed (1)

Comente a notícia